fbpx Skip to main content

Cálculo de Gotejamento

Na administração de medicamentos procura-se falar sobre o cálculo dos volumes, mas nem sempre se leva em conta o cálculo da velocidade da infusão.

A enfermagem usa os gotejadores, em equipos ou buretas, para controlar a velocidade da infusão de determinado volume. Essa velocidade pode ser medida em gotas por minuto ou microgotas por minuto.

A precisão na velocidade de infusão de soluções pode ser determinante no estado de saúde do paciente. Por exemplo: um soro instalado para correr em 8 horas, terá um número de gotas ou microgotas por minuto específico para que, sendo instalado agora, o soro acabe exatamente daqui a 8 horas.

Qual seria o problema dessa infusão acontecer em mais ou menos tempo?

Os problemas são inúmeros!!!!

Quando se infunde o soro ou a medicação em uma velocidade maior à prescrita:

  • Você pode oferecer um volume maior do que o coração do paciente suporta, uma vez que esse volume vai correr em tempo menor, podendo levar o paciente a desenvolver edema pulmonar;
  • Em um soro com eletrólitos, o cloreto de potássio pode causar desde arritmias cardíacas até Parada Cardiorrespiratória (PCR);
  • Antimicrobianos que correm em velocidade maior podem sobrecarregar os rins do paciente;
  • Entre outras complicações.

Quando se infunde o soro ou a medicação em uma velocidade inferior à prescrita:

  • O paciente pode receber um aporte não só de volume, como de glicose e/ou eletrólitos inferior ao que deveria naquele período;
  • No caso de outras medicações, pode perder o tempo de efetividade do fármaco, comprometendo a dose final recebida pelo paciente;
  • Entre outras complicações.

Não bastasse todos esses problemas, existe também o descumprimento da Prescrição Médica (PM). Nesta, os tempos e doses foram calculadas com base na enfermidade do paciente, assim como em suas características individuais.

Não cumprir a prescrição médica leva a um desvio no plano terapêutico, podendo comprometer a recuperação do paciente, levando a maior tempo de internação e podendo causar a morte. Infelizmente, observamos na prática profissional muitas situações em que o cálculo da velocidade de infusão não é realizado adequadamente.

O cálculo de gotejamento para o soro ou soluções deve ser realizado pelo profissional de enfermagem após a prescrição médica.

Apresento, a seguir, um infográfico da ENPRAXIS, com as fórmulas para o cálculo do gotejamento. A ENPRAXIS preza pela excelência do cuidado de enfermagem, não apenas prezando pelo volume, mas também pela velocidade de infusão dos soros e medicamentos.

Tem dúvida para realizar o cálculo de medicação? Venha ser um ENPRAXER, realize nossa jornada de transformação e tenha um aprendizado definitivo.

Clique no link: https://enpraxis.com.br/curso-calculo-de-medicacao/

Veja nossos outros posts sobre cálculo de medicação: Regra de Três, 9 certos, Erros de Medicação, Medicação Segura

 

Leave a Reply

Close Menu