fbpx Skip to main content

Anna Nery – Anna Justina Ferreira Nery, nascida em 13 de dezembro de 1814, na Bahia. Era de família com elevado poder econômico, presenciou a convocação de seu irmão, filhos e outros parentes para combaterem na guerra do Paraguai (1864 – 1870) e, por isso, solicitou ao presidente da província da Bahia para prestar serviço voluntário nos hospitais militares do Rio Grande do Sul, permaneceu nesse serviço de 1865 à 1870.

Não há evidências de sua formação na área de enfermagem, porém, devido à sua posição social e contexto histórico de sua época, é possível supor que possa ter participado das ações das irmãs de São Vicente de Paulo que estavam à frente de muitas obras de caridade femininas em sua província, em especial com os pobres e doentes.

Durante a guerra, vivenciou a morte do filho mais velho e de um sobrinho. Foi intitulada Mãe dos brasileiros pelos obreiros da glória (soldados) e recebeu diversas homenagens, a exemplo do Diploma de Sócia Honorária da Sociedade de Socorros em Comentes e o de Sócia Instaladora da Sociedade de Beneficência Portuguesa em Assunção.

Anna Nery rodeada pelas seis crianças órfãs que adotou na Guerra do Paraguai

Após a guerra, retornou ao Brasil com 6 órfãs da guerra. Viveu e morreu no Rio de Janeiro, onde um de seus filhos prestava serviço militar. Seu falecimento foi em 20 de maio de 1880, aos 65 anos de idade. E em 31 de março de 1926, pelo Decreto n. 17.268, o governo nomeou como Anna Nery a Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública que passou a pertencer à Universidade do Brasil, como ensino superior, desde o Decreto n. 8.393, de 17 de dezembro de 1945.

Leave a Reply

Close Menu