Florence Nightingale – nascida em 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, é a precursora da enfermagem moderna!
Pessoa culta e à frente do seu tempo, falava diversas línguas e estudou muitas áreas do conhecimento, como filosofia, estatística e matemática. Já residente em Londres, complementou seus estudos da enfermagem na Alemanha em 1851.
Destacou-se com sua atuação na Guerra da Crimeia (1853-1856) contra a Rússia, quando a Inglaterra era aliada da Turquia (Império Otomano). Florence foi enviada, em 1854, pelo governo inglês para o hospital militar em Scutari (localizado na atual Turquia) que atendia os feridos anglo-franceses. Os hospitais de guerra viviam uma situação caótica, as ações planejadas de Florence Nightingale reduziram as taxas de mortalidade dos soldados de 43% para 2%. Dentre as ações instituídas, destacam-se a lavagem das mãos dos profissionais de saúde e a higienização do ambiente, incluindo cuidados com a água e com a ventilação. Tal feito remete à Florence grande destaque para além da enfermagem, de modo especial na saúde pública, com suas apresentações estatísticas para fundamentar as ações de cuidado.
Fundou em 1860 a escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas em Londres, e em 1861, um programa de treinamento para parteiras no hospital do King’s College, além de aconselhar a construção de hospitais na Inglaterra. Foi intitulada pelo jornal The Times como “a Dama da Lâmpada”, já que andava com uma lâmpada da época na mão pelas enfermarias durante à noite.
É autora de livros, com destaque para Notas sobre Enfermagem, foi inspiração para criação da Cruz Vermelha e, em 1901, e foi a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito na Inglaterra . Faleceu em Londres em 13 de agosto de 1910.